Apresentação – Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos

Autores/as

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joaquim Luís Medeiros Alcoforado Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Palabras clave:

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, investigação, políticas públicas, processos democráticos.

Resumen

Atravessa-se um tempo de grande dificuldade e imprevisibilidade que, mesmo não sendo novo na história, obriga encontrar soluções que estejam de acordo com o conhecimento científico e com as transformações das práticas cotidianas das pessoas e da sociedade. É no intuito de buscar nas conquistas civilizacionais a democracia e a justiça social, em sociedades verdadeiramente inclusivas que se apresenta o dossiê temático Educação de Jovens e Adultos: políticas e processos educativos democráticos. Os trabalhos de pesquisa do Brasil são de diferentes estados, atendendo a quatro regiões do país, tais como Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, de seis instituições universitárias brasileiras e seis instituições estrangeiras, totalizando-se nove artigos científicos que compreendem investigações e reflexões de pesquisadores de universidades do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Venezuela. Os textos mantêm entre si uma articulação temática, metodológica e/ou teórica e situam contribuições importantes e inovadoras para o campo da Educação, particularmente o de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Assim, organiza-se o presente dossiê em três eixos inter-relacionados, o primeiro acerca do debate de processos de políticas públicas e educacionais; o segundo, quanto à formação docente; o terceiro, trata dos sujeitos e das práticas pedagógicas junto a pessoas jovens, adultos e idosas. Perante a riqueza teórico-metodológica do conjunto dos artigos, é possível ressaltar o potencial político ao articular a socialização das investigações sobre diversos aspectos no que concernem à participação social dos diferentes sujeitos, às políticas, às práticas pedagógicas e aos processos educativos, particularmente à Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica. Os trabalhos de pesquisa apresentados podem contribuir para melhorias das práticas educativas e para o monitoramento das políticas públicas e, portanto, para a construção de um futuro que traduza a vontade de um mundo melhor.

Biografía del autor/a

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutoranda pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, práticas escolares, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA EPEJA

Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Joaquim Luís Medeiros Alcoforado é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (2012 - 2018) e é Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Como Professor e Investigador está ligado preferencialmente às temáticas de Educação e Formação de Adultos, Educação, Formação e Trabalho e Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Políticas Locais de Educação e Formação. Participou em diversos projetos de investigação e intervenção, financiados pela FCT, Comissão Europeia e Programas Grundtvig, POAT e POPH, tendo coordenado alguns deles. Publicou, em autoria e coautoria, de mais de uma centena de trabalhos escritos. Apresentou várias dezenas de trabalhos em Encontros Científicos, nacionais e internacionais, tendo organizado diretamente, mais de vinte eventos. Foi membro da Comissão de Autoavaliação de Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias. Participou e participa em grupos de trabalho nacionais e internacionais sobre políticas e práticas educativas. Foi Técnico Superior e Gestor Público, dos Serviços Públicos de Emprego e Formação Profissional. Criou e desenvolveu vários projetos culturais e desportivos.

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Laffin, M. H. L. F., & Alcoforado, J. L. M. (2022). Apresentação – Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82312

Número

Sección

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos