Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA

Autores

Palavras-chave:

(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.

Resumo

Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação.

Biografia do Autor

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPR, da Linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Bolsista CAPES.

Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Professor Doutor da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – PPGE/UFPR.

Professora Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPR, da Linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Soek, A. M., Alcoforado, J. L. M., & Haracemiv, S. M. C. (2022). Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007

Edição

Seção

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos