O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente

Autores/as

Palabras clave:

políticas de formação de professores, contexto de influência, desenvolvimento profissional docente, relação teoria-prática, estágio não obrigatório.

Resumen

Este artigo é recorte de tese de Doutorado que teve como objetivo geral analisar o Programa Bolsa Estágio Formação Docente como política estadual capixaba voltada ao estágio não obrigatório para a formação inicial de professores. Por meio de análise documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar o contexto de influência da criação e implementação desta política. Observou-se que a criação do Programa vai ao encontro do contexto mais global das políticas de formação de professores, que se caracteriza por um discurso comum que centraliza a qualidade da educação na figura do professor e, nesse sentido, busca valorizar o contexto prático da formação, em especial os estágios e as práticas de ensino. E num contexto local, do cenário do estado do Espírito Santo, destaca-se a influência de grupo de atores empresariais na criação desta política e as fragilidades dos currículos dos cursos de formação inicial docente, especialmente no que concerne à relação teoria-prática e ao desenvolvimento profissional. Diante disso, cabe ressaltar a importância de políticas de formação como o Programa analisado, por sua possibilidade de valorização do contexto prático e integração teórico-prática. Entretanto, há a necessidade de um acompanhamento mais efetivo das atividades pedagógicas para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.

Biografía del autor/a

Elimar Ponzzo Dutra Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais

Doutora pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Gerente de ensino, pesquisa e inovação do Hospital Evangélico de Vila Velha

Beatriz de Basto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora colaboradora no PPGE/UFJF e no Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação da UFJF

Publicado

2022-04-06

Cómo citar

Leal, E. P. D., & Teixeira, B. de B. (2022). O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81052

Número

Sección

Demanda Contínua