O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente
Keywords:
políticas de formação de professores, contexto de influência, desenvolvimento profissional docente, relação teoria-prática, estágio não obrigatório.Abstract
Este artigo é recorte de tese de Doutorado que teve como objetivo geral analisar o Programa Bolsa Estágio Formação Docente como política estadual capixaba voltada ao estágio não obrigatório para a formação inicial de professores. Por meio de análise documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar o contexto de influência da criação e implementação desta política. Observou-se que a criação do Programa vai ao encontro do contexto mais global das políticas de formação de professores, que se caracteriza por um discurso comum que centraliza a qualidade da educação na figura do professor e, nesse sentido, busca valorizar o contexto prático da formação, em especial os estágios e as práticas de ensino. E num contexto local, do cenário do estado do Espírito Santo, destaca-se a influência de grupo de atores empresariais na criação desta política e as fragilidades dos currículos dos cursos de formação inicial docente, especialmente no que concerne à relação teoria-prática e ao desenvolvimento profissional. Diante disso, cabe ressaltar a importância de políticas de formação como o Programa analisado, por sua possibilidade de valorização do contexto prático e integração teórico-prática. Entretanto, há a necessidade de um acompanhamento mais efetivo das atividades pedagógicas para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

