Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832)

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação, Cultura Escrita, Retórica, Jornalismo

Resumen

O artigo analisa a função educativa dos jornais do período de 1825 a 1832, problematizando as estratégias de escrita dos seus redatores. Dialoga com autores do campo da História da Leitura e da História da Cultura Escrita, utilizando como fontes, quatro periódicos liberais de grande circulação, impressos na província de Minas Gerais, e dois compêndios de retórica impressos em Portugal no século XVIII. Identifica os elementos da Retórica como fórmula para construir os argumentos em defesa da monarquia constitucional e combate ao absolutismo. São analisadas três estratégias comuns utilizadas pelos redatores para persuadir os leitores e influenciar a opinião pública: a produção da polêmica pela polarização política simplificada; a instituição do medo e do risco iminente do Brasil retornar ao status de colônia portuguesa; e a ridicularização dos opositores políticos por meio da ironia e do deboche. Essas estratégias demonstram a influência de elementos da oralidade na escrita dos jornais, condicionada pela ambiência intelectual e política dos redatores, e pela necessidade de atingir a ampla população não leitora do período.

 

Biografía del autor/a

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.  

Priscilla Samantha Barbosa Verona, Professora de História da rede pública estadual de Minas Gerais.

Doutora em Educação pela UFMG; professora de História da rede pública estadual de Minas Gerais.  

Publicado

2022-08-10

Cómo citar

Jinzenji, M. Y., & Verona, P. S. B. (2022). Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832). Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78350

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