A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES AMBIENTAIS E A UNIVERSIDADE:TRAJETÓRIAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Angélica Gois Müller Morales UFPR

Palabras clave:

Cursos de especialização, Profissionais em educação ambiental, universidade.

Resumen

A universidade como centro de investigação, apresenta-se como um núcleo importante para a formação em educação ambiental, principalmente na (re)organização e no diálogo dos saberes com o intuito de aproximar-se dos problemas sócioambientais da sociedade. Por sua vez, a pós-graduação, percebida como um centro de produção de conhecimento mais aberto à incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental, constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente pela oferta de novos cursos de “lato-sensu”, do tipo especialização. Destarte, este artigo tem o propósito de tecer discussões acerca da instituição universitária, no sentido de debater sua função e refletir sobre seu papel na formação em educação ambiental, direcionado principalmente aos cursos de especialização, com o intuito de analisá-los e compreendê-los. Desta forma, com base em um mapeamento dos cursos de especialização em educação ambiental no contexto brasileiro, percebe-se que há um número significativo de profissionais de diversas áreas de conhecimento que buscam a oportunidade de aprofundar e consolidar sua prática profissional, bem como de uma discussão mais ampla entre sociedade e natureza.

Palavras-chave: cursos de especialização; profissionais em educação ambiental; universidade.

Biografía del autor/a

Angélica Gois Müller Morales, UFPR

Doutora do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Mestra em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande e licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP. Docente da UEPG. Bolsista da CAPES

Cómo citar

Morales, A. G. M. (2009). A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES AMBIENTAIS E A UNIVERSIDADE:TRAJETÓRIAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO. Educar Em Revista, 25(34), p. 185–199. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7825

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