Des/obedecer, des/dobrar, des/fiar e tecer uma nova ética da existência nos cotidianos escolares

Authors

Keywords:

Resistências. Política da alegria. Invenções curriculares. Cartografias. Cotidianos escolares.

Abstract

O artigo apresenta fragmentos cartográficos de experiências criadas por professoras e crianças de centros de educação infantil do município de Vitória/ES, que, movidos por uma política da alegria, inventam possibilidades de resistências às políticas de centralização e de padronização curricular, abrindo brechas para novas invenções curriculares. Problematiza a força da alegria constituída nos coletivos das escolas, que se engendram junto aos rituais cotidianos, às normatizações e prescrições da vida, aos tempos cronometrados e hierarquizados, questionando os efeitos das tecnologias de poder e os seus funcionamentos nos corpos dos praticantes ordinários dos cotidianos escolares; Aposta na insurreição dos corpos como possibilidade de desassujeitamento dos jogos das políticas da verdade, que tentam nos fixar em um único modelo, sob a vigilância e controle de avaliações padronizadas, medidores de índices de qualidade e premiações a partir da produtividade. Conclui afirmando que inventar políticas da alegria nas escolas é criar espaçostempos para redes de conversas, tendo os signos das artes como disparadores de pensamentos que possam movimentar as resistências coletivas e as invenções curriculares.

Author Biography

Sandra Kretli da Silva, UFES

Departamento de teorias e Práticas Educacionais; PPGE/PPGMPE/UFES

Published

2020-12-21

How to Cite

Kretli da Silva, S. (2020). Des/obedecer, des/dobrar, des/fiar e tecer uma nova ética da existência nos cotidianos escolares. Educar Em Revista, 36. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74327

Issue

Section

Dossiê - Educação, democracia e diferença