Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais

Autores/as

Palabras clave:

Ciclo de alfabetização. Construtivismo. Perspectiva histórico-cultural. História.

Resumen

Este artigo discute condições que proporcionaram a implementação do ciclo de alfabetização (denominado Bloco Único) pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo na década de 1990, assim como suas bases conceituais, enfatizando o conceito de alfabetização. Toma como referência teórica a perspectiva bakhtiniana de linguagem para fundamentar a pesquisa documental, pois compreende os documentos analisados como textos/enunciados produzidos por sujeitos. Conclui, a partir dos documentos/textos analisados, sobre as condições que proporcionaram a adoção do Bloco Único: a produção de pesquisas no campo da alfabetização e, consequentemente, as discussões em torno do conceito de alfabetização. No que se refere às bases conceituais, partem da crítica à escola e da busca de pontos de contato entre as teorias construtivista e a histórico-cultural, no campo da Psicologia, e as teorizações de Paulo Freire, para assumir concepções de crianças, professores/as e conceitos de alfabetização que não se detém apenas nos processos linguísticos e funcionais, mas abrangem também a dimensão política desse processo.

Biografía del autor/a

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley, Estados Unidos.

Professora do Departamento de Linguagem, Cultura e Educação. Integrante da linha de Pesquisa de Educação e Linguagens - PPGE/Ufes

Dania Monteiro Vieira Costa, Universidade Federal do Espírito

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação da Ufes.

Integrante do Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela USP.

Professora do Departamento de Linguagem, Cultura e Educação. Integrante da linha de Pesquisa de Educação e Linguagens - PPGE/Ufes

Publicado

2022-11-29

Cómo citar

Gontijo, C. M. M., Costa, D. M. V., & Schwartz, C. M. (2022). Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72348

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