Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?

Autores/as

Palabras clave:

mal de arquivo, filosofia da educação, hermenêutica.

Resumen

A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressão
freudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequências
da metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Por
intermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia de
arquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemas
existentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,
dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como a
dinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridade
e a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.
A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendo
o proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.
E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar a
compulsão à repetição que se instaurou no arquivo

Biografía del autor/a

Amarildo Luiz Trevisan, UFSM

Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação/Departamento de Fundamentos da Educação - Santa Maria/RS/Brasil e Pesquisador PQ 1D – CNPq.

Contato: amarildo1.trevisan@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3575-4369 

 

Mauricio Cristiano de Azevedo, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto - RS.

Professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto - RS.

Geraldo Antonio da Rosa, Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS - RS.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS - RS

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Trevisan, A. L., de Azevedo, M. C., & da Rosa, G. A. (2021). Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475

Número

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