Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica

Autores/as

  • Marlene Cainelli UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Resumen

Neste artigo apresentamos como, a partir da metodologia de investigação com pesquisas interculturais baseadas na aplicação de questionários fechados e/ou abertos (BORRIES & ANGVIK,1997), com estudos exploratórios realizados pelo projeto, com professores de quatro Estados do Brasil: Paraná, São Paulo, Goiás e Bahia, nos foi possível chegar aos resultados que apresentamos neste estudo, que procurou entender quais são as carências de orientação que indicam os caminhos que os professores seguem que determinam suas escolhas de conteúdo historiográfico e do método de ensino. Quais demandas do passado? Quais experiências e sentimentos? Analisamos o diálogo estabelecido pelos professores com a concepção de história a partir de uma narrativa apresentada em questionário fechado sobre o descobrimento do Brasil. Nesta pesquisa trabalhamos com Peter Seixas (2016) com o objetivo de perceber qual o lugar da educação histórica na produção de conhecimento na escola e na formação do pensamento histórico criando uma estratégia de tratamento dos dados em conjunto entre as concepções teóricas e a fala dos sujeitos analisados.

Publicado

2019-05-01

Cómo citar

Cainelli, M. (2019). Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica. Educar Em Revista, 35(74), 55–67. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64400

Número

Sección

Dossiê Temático