Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre

Autores/as

  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-4655-5875
  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Gênero, Educação Popular, Saberes.

Resumen

O direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especial
as trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares da
EJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudo
com o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissos
familiares e outros. A escola também é desafiada a dialogar com
saberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiências
de vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentes
formas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências de
trabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situação
de rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Com
esse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observação
participante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho e
gênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender os
processos educativos que acontecem na experiência de trabalho é
uma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bem
como de garantia do direito à educação.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora externa do mestrado em educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista PQ (CNPq).

Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Godinho, A. C. F., & Fischer, M. C. B. (2019). Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre. Educar Em Revista, 35(75), 335–354. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199

Número

Sección

Demanda Contínua