As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo

Autores/as

  • Marília Carvalho Universidade de São Paulo

Palabras clave:

ensino fundamental 1 – trabalho docente – gênero – gestão empresarial – bonificação

Resumen

Este artigo busca entender a relação das professoras do ensino fundamental 1 com o pagamento de bonificação pelo cumprimento de metas. Trata-se de indagar se as formas empresariais de gestão do trabalho introduzidas na educação pública alteraram os modelos de docência nessa etapa da escolarização, que historicamente foram associados a uma feminilidade. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo baseado em observações e em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública estadual de São Paulo. Conclui-se pela presença de uma superposição dos dois modelos de trabalho docente: dimensões associadas à feminilidade, como dedicação, culpa e amor ao ensino, são combinadas com a lógica da gestão empresarial, que enfatiza a recompensa financeira, o individualismo e a competição.

Biografía del autor/a

Marília Carvalho, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação da USP

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Carvalho, M. (2018). As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educar Em Revista, 34(72), p. 187–207. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59799

Número

Sección

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