Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores

Autores/as

  • Sandra Maria Zákia Lian Souza UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Angela Maria Martins

Palabras clave:

Gestão escolar, Desigualdade escolar, Questionários contextuais, Clientela escolar, Composição de turmas.

Resumen

Com base na análise das respostas dos diretores de escolas municipais do país ao questionário contextual da Prova Brasil 2015, buscou-se conhecer critérios assumidos para a composição da clientela, nos estabelecimentos escolares, e sua organização por turmas, e refletiu-se sobre eventuais implicações das práticas adotadas para a democratização da educação. Trata-se de estudo exploratório das manifestações dos diretores, as quais foram tratadas por meio da quantificação da frequência das alternativas assinaladas no questionário, seguido da interpretação de seus conteúdos, com base em aportes de literatura correlata. O estudo traz pistas que indicam tendência à adoção, pelas escolas, de processos inclusivos de acolhimento e de alocação dos alunos, que expressam práticas democratizantes de gestão escolar. Registra, no entanto, limitações enfrentadas na análise das informações decorrentes de imprecisões presentes na formulação das questões.

Biografía del autor/a

Sandra Maria Zákia Lian Souza, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Angela Maria Martins

Publicado

2018-11-19

Cómo citar

Souza, S. M. Z. L., & Martins, A. M. (2018). Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores. Educar Em Revista, 34(71), p. 175–190. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58395

Número

Sección

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