Políticas Afirmativas na Pesquisa Educacional

Autores/as

  • Paulo Vinicius Baptista da Silva UFPR
  • Carolina dos Anjos de Borba UFPR

Resumen

Este artigo foi preparado a partir da pesquisa Educação e Relações Étnico- -Raciais: o Estado da Arte, trazendo análise sobre a categoria “ações afirmativas”. Na primeira parte são analisados dados das publicações identificadas, 94 artigos e 69 teses e dissertações. Os artigos tiveram aumento gradativo até 2012, com diminuição em 2013 e 2014; maior concentração nos estratos de avaliação qualis mais altos; publicados em revistas das regiões Sudeste e Centro-Oeste e distribuição de gênero de autoria equilibrada. As 54 dissertações e 15 teses tiveram aumento gradativo até 2011, com diminuição principalmente em 2013 e 2014; dispersão de programas e orientadores com concentração na Região Sudeste, seguida das Centro-Oeste e Sul. Na segunda parte apresenta-se uma síntese analítica dos 94 artigos e seus argumentos e resultados. Foram discutidos os temas recorrentes (argumentos sobre políticas afirmativas e estudos sobre experiências específicas os mais frequentes), temas emergentes e lacunas. O tema das políticas afirmativas na educação brasileira apresenta, nos artigos publicados em revistas da área de educação, um campo que foi crescente e com análises relevantes. Existem muitos temas a serem abordados pela pesquisa, em especial apontamos: as políticas afirmativas na pós-graduação e na docência; maior investimento em estudos sobre permanência, sobre mudanças nas universidades e políticas curriculares que acompanham as políticas afirmativas; de políticas de identidade; estudos com abordagem mais geral ou sínteses.

Publicado

2018-06-12

Cómo citar

Baptista da Silva, P. V., & dos Anjos de Borba, C. (2018). Políticas Afirmativas na Pesquisa Educacional. Educar Em Revista, 34(69), p.151–191. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58095

Número

Sección

Dossiê Temático