O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching

Autores/as

  • Andréa Maria Favilla Lobo Universidade Federal do Acre

Palabras clave:

Formação, Performance, Ato, Invenção, Cuidado de si / Formation, Act, Invention, Self care

Resumen

O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do pro-cesso formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.

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This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Lobo, A. M. F. (2018). O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência / The Act, the performance and the formation: times and processes of self in teaching. Educar Em Revista, 34(67), p. 55–70. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56117

Número

Sección

Dossiê Temático