A evasão em cursos técnicos a distância
Palabras clave:
Evasão, Educação Profissional, Educação a Distância (EaD), Curso Técnico a Distância.Resumen
O presente artigo objetiva discutir os resultados de uma pesquisa voltada para o estudo da evasão em cursos à distância com foco nos motivos ligados à instituição de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos de cursos técnicos subsequentes nesta modalidade de um Instituto Federal. Foram analisados documentos acadêmicos e aplicado questionário semi-aberto e on-line para um grupo de 39 alunos. Os resultados mostraram que os motivos de evasão ligados à instituição (38%) são mais concentrados em questões metodológicas do funcionamento do curso a distância e questões de comunicação interna e externa com a comunidade (divulgação e edital com lacunas). Em torno de 26% dos alunos citaram frustração com o funcionamento pedagógico do curso: o formato da aula online, o modo de atuação do professor, apoio às atividades do aluno e a conjugação com momentos presenciais. A partir disso, pudemos inferir que as razões para evasão ligadas à metodologia de ensino e aprendizagem à distância estão centradas num sentimento de frustração com a aprendizagem devido a um acompanhamento pedagógico insuficiente (sem contato com o professor e o tutor não é da área da disciplina), o qual desencadeia sentimentos de não pertencimento institucional e desprezo pela aprendizagem do aluno levando este último a iniciar um processo de desinteresse pelo curso que culmina em evasão.
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