Consciência, intencionalidade e liberdade: contribuições de Sartre na formação do sujeito

Autores/as

  • Simone Alexandre Martins Corbiniano Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano
  • Thelma Maria de Moura Bergamo Instituto Federal Goiano, Universidade federal de Goiás

Palabras clave:

Educação, formação, consciência, liberdade, intencionalidade.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar os conceitos fundamentais da obra de Sartre, como a consciência, a liberdade e a intencionalidade, em articulação com as questões da educação, pondo em evidência a passagem do plano da espontaneidade ao plano do refletido na formação do sujeito. O problema da pesquisa se desenvolve em meio às possibilidades da educação como racionalidade histórica e crítica, capaz de promover, em alguma medida, a abertura ao ser, seja esta abertura de ordem ética, social ou epistemológica. O artigo suscita uma reflexão breve, com base no pensamento de Sartre, das condições racionais nas quais a educação possa se dilatar, estendendo-se ao projeto de humanidade, em cujas condições históricas os sujeitos possam reconhecer que sua existência e seu saber não estão prontos, não estão dados a priori, porquanto precisam ser permanentemente conquistados. As análises do estudo levam a compreender que a formação de sujeitos livres e responsáveis não se constitui, senão, por meio das ações éticas. Especialmente neste campo, a educação pode compartilhar das conquistas que o pensamento de Sartre apresenta na ultrapassagem ao instituído.

Biografía del autor/a

Simone Alexandre Martins Corbiniano, Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano

Professora doutora do Instituto Federal Goiano, atua no ensino e na pesquisa na sub-área dos Fundamentos da Educação. Tem formação e vínculo de pesquisa com o Grupo de Estudos em Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Thelma Maria de Moura Bergamo, Instituto Federal Goiano, Universidade federal de Goiás

Professora doutora do Instituto Federal Goiano, atualdo no ensino e na pesquisa na área de fundamentos da educação.

Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Corbiniano, S. A. M., & Bergamo, T. M. de M. (2016). Consciência, intencionalidade e liberdade: contribuições de Sartre na formação do sujeito. Educar Em Revista, 32(59), p. 263–275. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44632

Número

Sección

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