Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior

Autores/as

  • Kelen dos Santos Junges Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Palabras clave:

Docência universitária, Formação pedagógica, Saberes docentes.

Resumen

A docência universitária exige, além de conhecimentos sobre a área específica de formação, que o professor domine os fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem, aliados aos saberes de sua experiência e de sua produção científica. Com este desafio, este artigo objetiva analisar a formação pedagógica numa perspectiva inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior, com vistas a uma mudança em sua prática. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa-ação, em um programa de formação pedagógica, numa instituição de Ensino Superior pública municipal. O programa ocorreu durante um ano letivo, totalizando dez encontros. Em cada encontro eram discutidos e refletidos temas e situações sugeridos pelos próprios professores universitários envolvidos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. Os dados da pesquisa permitem afirmar que a participação do professor universitário numa formação pedagógica que o leve a refletir, a ter consciência de sua ação e de sua trajetória, a ampliar sua percepção e conceitos sobre a docência, possibilita a construção de saberes que podem gerar mudanças significativas em sua prática docente em sala de aula. Considerou-se que a formação proporcionada pela pesquisa-ação levou os professores entrevistados a compreenderem que a docência universitária vai mais além do que dominar conteúdos, englobando competências específicas, saberes de natureza pedagógica e humana.

Biografía del autor/a

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFIUV), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista Capes no Programa Intercalar de Doutoramento da Universidade de Lisboa. Professora da UNESPAR/Campus de União da Vitória; Coordenadora de Área do Projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID, ofertado pelo Curso de Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE) da UNESPAR/Campus de União da Vitória; 

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, Professora da Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Coordenadora do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR vinculado ao CNPQ. Pesquisadora produtividade do CNPQ.

Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Junges, K. dos S., & Behrens, M. A. (2016). Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educar Em Revista, 32(59), p. 211–229. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282

Número

Sección

Demanda Contínua