Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro

Autores/as

  • Cecília Maria Ghedini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumen

O livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado.  Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC.

Publicado

2015-02-26

Cómo citar

Ghedini, C. M. (2015). Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro. Educar Em Revista, 31(55), p. 325–329. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835

Número

Sección

Resenhas