O processo pedagógico da luta de gênero na luta pela terra: o desafio de transformar práticas e relações sociais

Autores

  • Sônia Fátima Schwendler Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo analisa o processo pedagógico da luta de gênero que ocorre dentro da luta pela terra a partir do protagonismo das mulheres trabalhadoras do campo. Com base na literatura da temática da educação, gênero e movimentos sociais e, a partir de extensa pesquisa de campo desenvolvida no Sul do Brasil com mulheres e homens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), este estudo evidencia os principais elementos que contribuíram para o empoderamento das mulheres camponesas e a mutação das relações de gênero na luta pela terra. Ao examinar o impacto da intencionalidade socioeducativa na transformação das relações de gênero, argumenta-se que o saber social produzido na luta político-organizativa, a partir de uma leitura de classe e da influência da teoria feminista, promove a organização das mulheres camponesas em torno das demandas estratégicas de gênero com vistas ao enfrentamento das desigualdades e da subalternização da mulher. Evidencia-se, no entanto, que apesar de sua importância, este processo pedagógico que emerge na dinâmica da luta social não é o suficiente para a transformação das relações de gênero. Há a necessidade de leis e políticas afirmativas que garantam à mulher condições efetivas de participação política, econômica e social.

Biografia do Autor

Sônia Fátima Schwendler, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia (1992) e Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). PhD em Estudos Ibéricos e Latino Americanos pela University of London, Queen Mary College (2013). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação , desde 1997) e Pesquisadora Honorária da Universidade de Londres, Queen Mary College. Atuou como Membro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA  (1998-2000) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná  como Coordenadora da Educação do Campo (2003-2004). Coordenou o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação do Campo (2005 a maio/2008). É co-autora do livro Paulo Freire: vida e obra (2001) e co-autora e organizadora dos livros Exercitando a cidadania no campo: a educação popular com trabalhadores Sem-Terra (2006), Educação do Campo em movimento: Teoria e prática cotidiana, v.I (2010). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação do Campo,Educação de Adultos e Educação Popular, Estudos Comparados na América Latina, e Estudos de Gênero.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Schwendler, S. F. (2015). O processo pedagógico da luta de gênero na luta pela terra: o desafio de transformar práticas e relações sociais. Educar Em Revista, 31(55), p. 87–109. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39833

Edição

Seção

Dossiê Temático