Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar

Autores/as

  • Adriano Rodrigues Ruiz Unoeste

Palabras clave:

Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.

Resumen

Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.

Biografía del autor/a

Adriano Rodrigues Ruiz, Unoeste

Doutor em Educação pela Feusp, aposentado da UEM e docente do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste.

Publicado

2015-03-17

Cómo citar

Ruiz, A. R. (2015). Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar. Educar Em Revista, 31(55), p. 293–306. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609

Número

Sección

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