Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)

Autores/as

  • Rosario Genta Lugli Universidade Federal de São Paulo
  • Vivian Batista da Silva Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

conhecimento pedagógico, tecnicização do ensino, história da educação

Resumen

Neste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da “teoria” como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos “técnicos em educação”, constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.

Biografía del autor/a

Rosario Genta Lugli, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo, lecionando disciplinas da área de Sociologia para o curso de Pedagogia. É orientadora do Programa de Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Os temas a que se dedica na área de Educação vinculam-se à História e Sociologia da Educação, com produção a respeito de associativismo docente, formação de professores, história da profissão docente e trabalho docente.

Vivian Batista da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

É professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e atua também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Boa parte de seus estudos concentram-se nas áreas de História da Educação e Didática, pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: formação docente inicial e continuada, manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo sócio-histórico-comparado.

Publicado

2014-07-16

Cómo citar

Lugli, R. G., & Silva, V. B. da. (2014). Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970). Educar Em Revista, 30(53), p. 233–252. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640

Número

Sección

Demanda Contínua