A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional
Palabras clave:
EducaçãoResumen
A presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, embora desempenhando papel secundário na economia do país, onde predominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consolidou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” orientação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

