A coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana

Autores/as

  • Flávia Isaia Pinheiro
  • Maria Luiza Becker

Palabras clave:

Narrativas escritas escolares, Operatividade, Coerência, Implicação Significante.

Resumen

Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.

Publicado

2014-06-24

Cómo citar

Pinheiro, F. I., & Becker, M. L. (2014). A coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana. Educar Em Revista, 30(53), p. 217–231. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35501

Número

Sección

Demanda Contínua