Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses

Autores/as

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Resumen

Este artigo trata da questão das finalidades da educação e da escola básica na sociedade contemporânea apontando seu grande desafio diante das mudanças sociais em andamento. Em decorrência, assinalam-se questões sobre o papel dos professores face às demandas socioculturais que lhes são postas, o que leva a uma discussão sobre sua formação inicial oferecida nas licenciaturas. A partir de pesquisas evidencia-se a condição de precariedade dessa formação e seu descompasso em relação aos movimentos emergentes no mundo societário. Sinaliza-se a necessidade de uma verdadeira revolução no que diz respeito à estrutura e às dinâmicas curriculares relativas à formação de professores para a educação básica em nível superior. Levanta-se a questão: por que mudanças profundas não ocorrem nesses cursos uma vez que, há muito tempo e por muitos estudos, tem-se falado em crise das licenciaturas pelas suas fragilidades formativas?

Biografía del autor/a

Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris VII e Pesquisadora Consultora da Fundação Carlos Chagas

Publicado

2013-12-13

Cómo citar

Gatti, B. A. (2013). Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar Em Revista, 29(50), p. 51–67. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740

Número

Sección

Dossiê Temático