Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX

Autores/as

  • Rosa Fátima de Souza UNESP

Resumen

O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposições
de renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernização
pelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.

Publicado

2013-09-05

Cómo citar

Souza, R. F. de. (2013). Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar Em Revista, 29(49), p. 103–120. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33296

Número

Sección

Dossiê Temático