Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura

Autores/as

  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rosana Glat Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação Profissional para Docência, Licenciatura

Resumen

O ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola.

Biografía del autor/a

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Áreas de interesse: educação especial, educação inclusiva, políticas públicas educacionais para alunos com necessidades educacionais especiais, práticas educativas, formação de professores, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e questões psicossociais.

Publicado

2014-03-06

Cómo citar

Cruz, G. de C., & Glat, R. (2014). Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar Em Revista, 30(52), p. 257–273. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950

Número

Sección

Demanda Contínua