Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral em tempo integral

Autores/as

  • Gesuína de Fátima Elias Leclerc Universidade Federal da Paraíba
  • Jaqueline Moll UFRGS

Resumen

Este artigo compartilha parte dos debates sobre a estratégia de ampliação da jornada escolar na perspectiva da Educação Integral no ensino fundamental, engendrada pelo Programa Mais Educação, que é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios, desde 2008. Seu foco é a compreensão do modus operandi para a paulatina e progressiva reorganização da escola na perspectiva, materializado através dos macrocampos definidos no Decreto Presidencial 7.083/2010. O foco constitui-se pelos apontamentos críticos e propositivos em relação à divisão da vida escolar em turnos e as ações necessárias para sua superação. Trata-se do olhar que capta, por um lado, o turno fixo, em que prevalecem as disciplinas tradicionais, que constituem o núcleo duro do currículo e, por atividades que procuram tornar o "tempo escolar agradável". O trabalho tem como pano de fundo os movimentos realizados pelo Ministério da Educação na implicação de diferentes atores institucionais da educação brasileira na construção de uma pauta política e pedagógica em favor da Educação Integral.

 

Biografía del autor/a

Gesuína de Fátima Elias Leclerc, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba

Jaqueline Moll, UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Leclerc, G. de F. E., & Moll, J. (2012). Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral em tempo integral. Educar Em Revista, 28(45), p. 91–110. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30008

Número

Sección

Dossiê Temático