Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na Educação Infantil

Autores/as

  • Carolina Santos Soejima Faculdade Metropolitana de Blumenau
  • Maria Augusta Bolsanello UFPR

Resumen

A pesquisa verificou se um programa de intervenção precoce tem efeitos positivos sobre o desenvolvimento (motor e mental) de crianças entre um e três anos de idade que permaneciam em tempo integral na creche pública e apresentavam defasagem no desenvolvimento. Inicialmente, foram avaliadas 63 crianças por meio das Escalas Bayley II, sendo que 37 delas apresentaram defasagem no desenvolvimento em ambas as escalas, mental e motora. Destas 37 crianças, 20 foram sorteadas para participar de um programa de intervenção precoce. Após a realização desta intervenção, foram sorteadas, para a segunda aplicação das Escalas Bayley II, 15 crianças com defasagem e participantes da intervenção, 15 crianças com defasagem e não participantes da intervenção e 15 crianças sem defasagem. Os resultados evidenciaram visível progressão no desenvolvimento das crianças que apresentaram defasagem e participaram da intervenção precoce. Concluiu-se a viabilidade do emprego de uma intervenção de caráter preventivo nas creches públicas, na perspectiva da atenção precoce. Dessa forma, defasagens do desenvolvimento infantil podem ser prevenidas, identificadas, trabalhadas e superadas, evitando futuras deficiências ou transtornos no desenvolvimento infantil.

Biografía del autor/a

Carolina Santos Soejima, Faculdade Metropolitana de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau, Fameblu/Uniasselvi

Maria Augusta Bolsanello, UFPR

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Unviversidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná

Publicado

2012-03-31

Cómo citar

Soejima, C. S., & Bolsanello, M. A. (2012). Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na Educação Infantil. Educar Em Revista, 28(43), p. 65–79. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26404

Número

Sección

Dossiê Temático