História da educação na América Latina: ensinar & escrever

Autores/as

  • Aline de Morais Limeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional

Palabras clave:

Historiografia da Educação, América Latina, Ensino e pesquisa

Resumen

Integrando um conjunto de importantes investimentos, embora ainda tímidos, que se evidencia a partir das parcerias entre instituições ou pesquisa­dores, dos estudos que tem circulado em livros, revistas ou nos eventos da área, e que tem propiciado o início de debates acerca da historiografia educacional na América Latina, o livro, que é resultado da organização de José Claudio Sooma, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e José Gonçalves Gondra, da UERJ, chegou ao público em 2011 para estabelecer uma reflexão acerca da constituição do campo, das condições e encaminhamentos do ensino e produções na área em países como Brasil, Argentina, México, Uruguai, Chile e Venezuela. Com isso, promove um deslocamento do olhar, há muito avezado aos arquivos europeus.

Biografía del autor/a

Aline de Morais Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional

Doutoranda em Educação pela UERJ, Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional, Integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ), Parecerista de artigo científico da Revista Roteiro (Unoesc) e Revista História da Educação (ASPHE).

Publicado

2013-04-22

Cómo citar

Limeira, A. de M. (2013). História da educação na América Latina: ensinar & escrever. Educar Em Revista, 29(49), p. 367–371. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25555

Número

Sección

Resenhas