A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades

Autores/as

  • Nora Rut Krawczyk
  • Vera Lúcia Vieira

Palabras clave:

políticas educacionais, globalização, reformas educacionais na América Latina, education politics, globalization, education reforms in Latin America.

Resumen

Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma ruptura conservadora, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma continuidade conservadora.

The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities

Abstract

This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a conservative rupture, by its regressive character, and in Chile there is a conservative continuity.

Cómo citar

Krawczyk, N. R., & Vieira, V. L. (2003). A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades. Educar Em Revista, 19(22), p. 77–98. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175

Número

Sección

Dossiê Temático