A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular

Autores/as

  • Marlene Rosa Cainelli

Palabras clave:

educação popular, ensino de história, currículo, popular education, teaching history, curriculum.

Resumen

Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.

The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education

Abstract

This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.

Cómo citar

Cainelli, M. R. (2002). A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular. Educar Em Revista, 18(19), p. 187–198. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089

Número

Sección

Demanda Contínua