Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky

Autores/as

  • Maria Eunice de Oliveira UFPR
  • Tania Stoltz UFPR

Resumen

Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de ativi­dades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendiza­gem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral.

Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade.

Biografía del autor/a

Maria Eunice de Oliveira, UFPR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná

Tania Stoltz, UFPR

Doutora em Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Publicado

2010-05-27

Cómo citar

Oliveira, M. E. de, & Stoltz, T. (2010). Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar Em Revista, 26(36), p. 77–93. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582

Número

Sección

Dossiê Temático