Aberta a submissão de artigos para o Dossiê “Tecer, fazer e saber pesquisa narrativa: modos de produzir e resistir”
O Dossiê será organizado pelos(as) professores(as) Graça Regina Franco da Silva Reis (UFRRJ e PPGE/UFRJ) e Rafael Marques Gonçalves (PPGE/PGEDA-Educanorte/UFAC). Tem como objetivo publicizar pesquisas com arcabouço teórico-metodológico fundamentado na Pesquisa Narrativa, pautadas nos campos do currículo e da formação docente como espaçostempos de resistências cotidianas.
O dossiê temático “Tecer, fazer e saber a pesquisa narrativa”, parte do entendimento de que a Pesquisa Narrativa é uma epistemologia que foi historicamente negada, inferiorizada ou invisibilizada no interior do projeto moderno-colonial ocidental. Nesse sentido, pesquisar com sujeitos historicamente silenciados não se trata apenas de um gesto de adição de suas vozes, mas sim uma revisão dos próprios critérios que definem o que é considerado conhecimento legítimo. Portanto, investigar narrativamente as escolas é um modo de compreender o que se passa nos cotidianos pesquisados que permite perceber o quanto a formação é um processo singularsocial contínuo e o modo como os currículos praticadospensados são tecidos. Com isso, espera-se superar explicações abstratas, entendidas como imprecisas, sobre o que se pesquisa, substituindo-as por modos de compreensão complexos sobre e com as redes de práticas, conhecimentos e valores que operam em diferentes loci de pesquisa. Portanto, por meio desta chamada, esperamos que sejam submetidas produções que defendam que a pesquisa narrativa se desenha como epistemologia capaz de colocar em cena outras possibilidades de produzir conhecimentos fortalecendo a ideia de que as pesquisas se dão com e não sobre os sujeitos em suas singularidades e potencialidades.
Assim, convidamos todos/as/es a submeterem propostas que: 1) concebam a pesquisa narrativa como epistemologia; 2) apontem a riqueza das pesquisas que possam revelar outros modos de produzir conhecimentos necessários às teorizações acadêmicas sobre o campo da pesquisa narrativa; 3) tragam discussões metodológicas sobre as diferentes formas de pesquisar narrativamente; 4) usem a epistemologia narrativa para pesquisar os currículos; 5) usem a epistemologia narrativa para pesquisar sobre e com a formação docente, 6) pensem o tempo da e na pesquisa narrativa para além da lógica do tempo linear ocidental moderno.
Período de submissão de artigos junto a este DOSSIÊ: 10/07/2025 a 10/10/2025
Acesse AQUI as Normas para Submissão de Artigos à Educar em Revista
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos(as) autores(as).

