O GERME e a estetização da existência na educação física escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94741

Palabras clave:

Educação Física, Currículo, Políticas Públicas, Neoliberalismo.

Resumen

GERM é a sigla em inglês para Global Education Reform Movement, ou “Movimento Global pela Reforma da Educação”. Esse movimento, capitaneado por organizações internacionais como a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), visa homogeneizar a educação mundial por meio de uma racionalidade empresarial. Se manifesta por meio de reformas educacionais de cunho neoliberal, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, em 2017. Este texto tem como objetivo investigar as mudanças no currículo da Educação Física, marcadas pela produção de capital humano, ao passo que as contrapõe com uma estetização da existência. Para tal, discute primeiramente os efeitos das reformas neoliberais no currículo da Educação Física escolar ao evidenciar a atuação de atores privados nas políticas públicas. Em seguida, aponta a estética da existência como alternativa para o fazer curricular do professor de Educação Física, assim como destaca alguns pontos de fuga à lógica neoliberal.

Biografía del autor/a

Renato Cavalcanti Novaes, Marinha do Brasil (MB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professor, Marinha do Brasil (MB), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e e Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professor, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação Física e Cultura, Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professor, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Novaes, R. C., Triani, F. da S., & Telles, S. de C. C. (2024). O GERME e a estetização da existência na educação física escolar. Educar Em Revista, 40(1), e94741. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94741

Número

Sección

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"