Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita

Authors

Keywords:

Alfabetização, Currículo, Discursivo, Cultura, Enunciação

Abstract

Propomos neste ensaio pensar a alfabetização como cultura (Bhabha, 2007), em diálogo com os referenciais teóricos de que temos nos apropriado para pensar o currículo (Lopes; Macedo, 2011) e o funcionamento das políticas de alfabetização que lemos como textos curriculares. Neste sentido, apresentamos uma reflexão que focaliza as tensões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita nos arranjos das políticas educacionais recentes, que mobilizam a discussão acerca da alfabetização na infância. Para tanto, enveredamos na leitura de políticas para a alfabetização como produções discursivas, entendendo que elas produzem sentidos e significações no currículo. Nossas escolhas metodológicas envolvem a problematização da ideia de resposta única, adequada em nível nacional. O que significa pensar um currículo único da alfabetização? A tentativa de fixação de um único sentido para a alfabetização baliza a produção das políticas mais recentes, que trazem consigo um caráter compensatório e salvacionista, reduzindo possibilidades outras de significação dos processos de leitura e escrita para além do que vem sendo proposto atualmente. Nossa intenção, portanto, neste ensaio, é discutir a alfabetização como cultura/enunciação, para então problematizar aspectos que envolvem a tentativa de fixar sentidos para o que se entende por estar alfabetizado nas políticas recentes, pontuando que a fixação em torno de uma alfabetização nacional que se pretende única é impossível.

Author Biographies

Bonnie Axer, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERj). Doutora em Educação pelo programa de pós- graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ) atuando nos seguintes temas: alfabetização, currículo e política curricular. Integrante dos grupos de pesquisa: Currículo cultura e Diferença (Proped-UERJ) , Currículo, formação e educação em direitos humanos, do(a) (Proped-UERJ) e Questão de Escola: diferença, desconstrução e intersubjetividade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jade Juliane Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), Participa do grupo de pesquisa "Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s) (2018) sob orientação de Rita de Cássia Prazeres Frangella. Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016); Professora de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro; Tem experiência na Educação Básica e produções no meio acadêmico com ênfase nas áreas de: Educação Infantil, Currículo e Alfabetização.

Rosalva de Cássia Rita Drummond, Instituto de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Graduada em Pedagogia Mestre em Educação, Cultura e Comunicação e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e na Universidade Estácio de Sá. Experiência na área de Educação Básica, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Coordenação Pedagógica e Educação Superior nos cursos de Pdagogia e demais licenciatuta. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos - UERJ.  Enfâse e áreas de interesse: infância, educação infantil, ensino fundamenetal, currículo, política curricular e direito.

Published

2024-08-27

How to Cite

Axer, B., Dias, J. J., & Drummond, R. de C. R. (2024). Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Educar Em Revista, 40(1), e93101. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93101

Issue

Section

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras