Leitura e escrita no currículo e nas práticas da Educação Infantil: um estudo de caso de Belo Horizonte (MG)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93047Keywords:
Práticas de leitura e escrita, Educação Infantil, Infância, Alfabetização e LetramentoAbstract
Este trabalho objetiva analisar práticas de leitura e escrita que ocorrem em instituições de Educação Infantil públicas e conveniadas de Belo Horizonte (Minas Gerais). O foco foi avaliar a qualidade das oportunidades de aprendizagem que envolvem a leitura e a escrita, em suas interfaces, levando em consideração as especificidades das práticas desenvolvidas na primeira etapa da Educação Básica, apresentadas, estabelecidas e orientadas em documentos nacionais e municipais. Levou-se em consideração as contribuições das discussões teóricas no campo da infância, da Educação Infantil, referentes à alfabetização e letramento; e a mediação na formação de pequenos leitores. Foi feito um estudo de caso a partir de dados extraídos de investigação anterior, que visou a avaliação da qualidade dos ambientes de aprendizagem da Educação Infantil no atendimento educacional de crianças de 2 a 5 anos. Os dados apontam que poucas foram as situações em que a leitura e a escrita estiveram presentes. Nesse sentido, o estudo de caso revela práticas que ainda precisam ser problematizadas, no que diz respeito a importância de um trabalho pedagógico na Educação Infantil que permita às crianças vivenciarem experiências significativas de aprendizado dos conhecimentos relacionados a leitura e a escrita, ampliando assim as possibilidades de sua participação de modo reflexivo, crítico, autônomo e competente na cultura escrita.
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