O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetização, Currículo, Livro didático, Educação Infantil

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar as propostas de alfabetização de duas coleções aprovadas no PNLD 2022 no que se refere ao trabalho no eixo da apropriação da escrita alfabética. Como procedimentos metodológicos, realizou-se análise documental dos volumes 1 e 2 das coleções Porta Aberta e Bambolê, voltadas para crianças de 4 e 5 anos respectivamente. Essas coleções foram as mais escolhidas por professores de Educação Infantil de redes públicas de ensino de algumas cidades do estado de Pernambuco. A análise dos dados indicou que ambas as coleções, cumprindo com as exigências do Edital do PNLD 2022, propõem um trabalho voltado para a preparação das crianças para a alfabetização com foco em exercícios de coordenação motora e discriminação auditiva e visual e no ensino explícito das relações entre as letras do alfabeto e seus correspondentes sons. As propostas de ensino da leitura e da escrita presentes nas coleções analisadas contrariam o que está presente nas DCNEI e na BNCC para a etapa da Educação Infantil, uma vez que não priorizam as interações e a brincadeira, e não asseguram, no trabalho com as crianças, direitos básicos destas.

Biografía del autor/a

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. É líder do Grupo de Estudo em alfabetização, Prática docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR/UFPE).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, formação de professores, leitura e escrita na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

 

Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

É professora do Departamento de Educação/ UFRPE. Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Participa do Grupo de Estudo em alfabetização, Prática docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (GELPP/UFRPE). Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, letramento, leitura e escrita na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, Políticas Públicas.

Maria da Conceição Lira da Silva, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE Professora da Educação Básica e Coordenadora Educacional da Gerência de Educação Infantil do município do Jaboatão dos Guararapes-PE.

Doutoranda e mestra em Educação - UFPE; Especialista em Docência na Educação Infantil - UFPE; Especialista em Recursos Humanos para Educação pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE; Pedagoga - UFPE. Professora da Educação Básica e Coordenadora Educacional da Gerência de Educação Infantil do município do Jaboatão dos Guararapes-PE. É integrante do Grupo de Pesquisa A Cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil – GRUPEI; do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor – GEALPRAFOR e do Grupo Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil - PLEEI.  Desenvolve pesquisas sobre leitura e escrita na Educação Infantil, currículo e formação de professor.

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Albuquerque, E. B. C. de, Cabral, A. C. dos S. P., & Silva, M. da C. L. da. (2024). O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil. Educar Em Revista, 40(1), e93017. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93017

Número

Sección

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras