A teoria luhmanniana e o sistema de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764

Palabras clave:

Niklas Luhmann, Sistemas Sociais, Sistemas Educacionais, Estado da Questão

Resumen

O presente artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura na forma de estudo de estado da questão, o qual buscou e analisou trabalhos científicos em que foi utilizada a teoria luhmanniana dos sistemas sociais como abordagem teórico-metodológica para a pesquisa dos sistemas educacionais. Utilizou-se a metodologia do estudo de estado da questão, a qual colabora na construção do objeto de investigação pretendido pelo pesquisador. Ressalta-se que a teoria luhmanniana dos sistemas sociais, a partir das décadas de 1970 e 1980, teve amplo debate no contexto acadêmico europeu, porém ainda é pouco utilizada para a análise do sistema educacional brasileiro e pode trazer contribuições significativas para o melhor entendimento das ações (comunicações) como sistema social autopoiético.

Biografía del autor/a

Juliano Pereira de Mello, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutor em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil; Coordenador Pedagógico, Secretaria Municipal de Educação de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Artur José Renda Vitorino, squisador, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil. 

Doutor em História, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil; Professor e Pesquisador, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil. 

Citas

ALBUQUERQUE, Renato Avellar de. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na formação para o ensino de Ciências: sentido e autopoiese de um sistema. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/222703

BLECHER, Carlos Henrique de Oliveira. Inclusão e exclusão na sociedade moderna: uma visão sistêmica sobre o acesso à educação média no Brasil. Dissertação (Mestrado em Direito) ‒ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8401

CARUSO, Marcelo. World systems, world society, world polity: theoretical insights for a global history of education. History of Education, v. 37, n. 6, p. 825-840, 2008.

LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. São Paulo: Vozes, 2016.

LUHMANN, Niklas; SCHORR, Karl Eberhard. Presupuestos estructurales de una pedagogia reformista: analisis sociologicos de la pedagogia moderna. Revista de Educación, n. 291, p. 55-79, 1990.

MADRUGA, Renata Afonso Ferreira Madeira. Comunicação e estratégia em uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2431

MARTINS, Roberto Araújo. A gestão sistêmica do fracasso escolar no ensino médio da rede pública no Estado do Pará. Tese (Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental) ‒ Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10449

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco Javier. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Universidade, 1998.

MELLO, Juliano Pereira de. Sistemas Sociais e os efeitos da Pandemia Covid-19: o Sistema Municipal de Ensino de Campinas (SP). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2022. https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16785?locale-attribute=pt_BR

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação ‒ UFSM, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, 2004. https://doi.org/10.18222/eae153020042148

PICCO, María Eugenia. El aula inclusiva como respuesta autopoiética y el personalismo. Revista Boletín Redipe, v. 8, n. 8, p. 37-45, 2019.

QVORTRUP, Lars. Society’s Educational System - An introduction to Niklas Luhmann’s pedagogical theory. Seminar.net ‒ International Journal of Media, Technology and Lifelong Learning, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2005.

REMPEL, Michael. Systems theory and power/knowledge: A foucauldian reconstruction of Niklas Luhmann’s systems theory. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 16, n. 4, p. 58-90, 1996.

RODRIGUES, Léo Peixoto; COSTA, Everton Garcia da. Impacto da pandemia de Covid-19 ao sistema social e seus subsistemas: reflexões a partir da teoria social de Niklas Luhmann. Revista Sociologias, ano 23, n. 56, p. 302-335, 2021.

ROMANOWSKI, Joanna Paulin; ENS, Romanilda Teodoro. As pesquisas de nominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176

SEGALLA, Juliana Izar Soares da Fonseca. Direito à educação, participação familiar e informação: o ciclo virtuoso da inclusão. 2015. (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6752

VANDERSTRAETEN, Raf. Autopoiesis and socialization: On Luhmann’s reconceptualization of communication and socialization. British Journal of Sociology, v. 51, n. 3, p. 581-598, 2000a.

VANDERSTRAETEN, Raf. Luhmann on socialization and education. Educational Theory, Winter, n. 1, p. 1-23, 2000b.

VANDERSTRAETEN, Raf. The autopoiesis of educational organizations: the impact of the organizational setting on educational interaction. Systems Research and Behavioral Science, v. 19, p. 243-253, 2002.

VANDERSTRAETEN, Raf. The social differentiation of the educational system. Sociology, n. 38, v. 2, p. 255- 272, 2004. https://doi.org/10.1177/0038038504040863

WU, Meiyao. The reception of foreign educational thought by modern China (1909–1948): an analysis in terms of Luhmannian selection and self-reference. Paedagogica Historica, v. 45, n. 3, p. 309-328, 2009.

Publicado

2025-06-16

Cómo citar

Mello, J. P. de, & Vitorino, A. J. R. (2025). A teoria luhmanniana e o sistema de ensino. Educar Em Revista, e91764. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764

Número

Sección

Demanda Contínua