A teoria luhmanniana e o sistema de ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764Palabras clave:
Niklas Luhmann, Sistemas Sociais, Sistemas Educacionais, Estado da QuestãoResumen
O presente artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura na forma de estudo de estado da questão, o qual buscou e analisou trabalhos científicos em que foi utilizada a teoria luhmanniana dos sistemas sociais como abordagem teórico-metodológica para a pesquisa dos sistemas educacionais. Utilizou-se a metodologia do estudo de estado da questão, a qual colabora na construção do objeto de investigação pretendido pelo pesquisador. Ressalta-se que a teoria luhmanniana dos sistemas sociais, a partir das décadas de 1970 e 1980, teve amplo debate no contexto acadêmico europeu, porém ainda é pouco utilizada para a análise do sistema educacional brasileiro e pode trazer contribuições significativas para o melhor entendimento das ações (comunicações) como sistema social autopoiético.
Citas
ALBUQUERQUE, Renato Avellar de. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na formação para o ensino de Ciências: sentido e autopoiese de um sistema. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/222703
BLECHER, Carlos Henrique de Oliveira. Inclusão e exclusão na sociedade moderna: uma visão sistêmica sobre o acesso à educação média no Brasil. Dissertação (Mestrado em Direito) ‒ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8401
CARUSO, Marcelo. World systems, world society, world polity: theoretical insights for a global history of education. History of Education, v. 37, n. 6, p. 825-840, 2008.
LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. São Paulo: Vozes, 2016.
LUHMANN, Niklas; SCHORR, Karl Eberhard. Presupuestos estructurales de una pedagogia reformista: analisis sociologicos de la pedagogia moderna. Revista de Educación, n. 291, p. 55-79, 1990.
MADRUGA, Renata Afonso Ferreira Madeira. Comunicação e estratégia em uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2431
MARTINS, Roberto Araújo. A gestão sistêmica do fracasso escolar no ensino médio da rede pública no Estado do Pará. Tese (Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental) ‒ Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10449
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco Javier. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Universidade, 1998.
MELLO, Juliano Pereira de. Sistemas Sociais e os efeitos da Pandemia Covid-19: o Sistema Municipal de Ensino de Campinas (SP). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2022. https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16785?locale-attribute=pt_BR
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação ‒ UFSM, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, 2004. https://doi.org/10.18222/eae153020042148
PICCO, María Eugenia. El aula inclusiva como respuesta autopoiética y el personalismo. Revista Boletín Redipe, v. 8, n. 8, p. 37-45, 2019.
QVORTRUP, Lars. Society’s Educational System - An introduction to Niklas Luhmann’s pedagogical theory. Seminar.net ‒ International Journal of Media, Technology and Lifelong Learning, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2005.
REMPEL, Michael. Systems theory and power/knowledge: A foucauldian reconstruction of Niklas Luhmann’s systems theory. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 16, n. 4, p. 58-90, 1996.
RODRIGUES, Léo Peixoto; COSTA, Everton Garcia da. Impacto da pandemia de Covid-19 ao sistema social e seus subsistemas: reflexões a partir da teoria social de Niklas Luhmann. Revista Sociologias, ano 23, n. 56, p. 302-335, 2021.
ROMANOWSKI, Joanna Paulin; ENS, Romanilda Teodoro. As pesquisas de nominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176
SEGALLA, Juliana Izar Soares da Fonseca. Direito à educação, participação familiar e informação: o ciclo virtuoso da inclusão. 2015. (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6752
VANDERSTRAETEN, Raf. Autopoiesis and socialization: On Luhmann’s reconceptualization of communication and socialization. British Journal of Sociology, v. 51, n. 3, p. 581-598, 2000a.
VANDERSTRAETEN, Raf. Luhmann on socialization and education. Educational Theory, Winter, n. 1, p. 1-23, 2000b.
VANDERSTRAETEN, Raf. The autopoiesis of educational organizations: the impact of the organizational setting on educational interaction. Systems Research and Behavioral Science, v. 19, p. 243-253, 2002.
VANDERSTRAETEN, Raf. The social differentiation of the educational system. Sociology, n. 38, v. 2, p. 255- 272, 2004. https://doi.org/10.1177/0038038504040863
WU, Meiyao. The reception of foreign educational thought by modern China (1909–1948): an analysis in terms of Luhmannian selection and self-reference. Paedagogica Historica, v. 45, n. 3, p. 309-328, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

