A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra

Autores/as

Palabras clave:

Ensino da arte, Missão Francesa, Estudos foucaultianos, Decolonialidade,

Resumen

O presente artigo se volta a um evento bastante difundido e, por vezes, considerado marco fundador do ensino da arte no país – a chamada Missão Francesa – para analisá-lo a partir de um levantamento bibliográfico de fontes heterogêneas e assimétricas. Ancorando-se na noção de arquivo do pensador francês Michel Foucault, propõe-se analisar as formas com que o discurso sobre o ensino de arte presente em 55 periódicos de destaque do campo educacional entre 1996 e 2019 se vale da Missão Francesa e de que maneira esse acontecimento é recontado atualmente. No que diz respeito à polêmica chegada ou não de uma missão salvacionista de artistas franceses ao Brasil novecentista, aparentemente, a questão colonial é reiterada. Assim, a perspectiva de uma educação decolonial nos impulsiona a tensionar as narrativas tidas como oficiais e verdadeiras e nos coloca diante da monocultura branca e eurocêntrica que ainda hoje compõe grande parte da reflexão sobre a história do ensino da arte. Nesse sentido, o artigo traz à baila os discursos sobre a temática e como eles parecem reforçar o olhar colonizador.

Biografía del autor/a

Kelly Sabino, UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Porfessora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Sabino, K. (2024). A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra. Educar Em Revista, 40(1), e90506. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/90506

Número

Sección

Demanda Contínua