Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa

Authors

Keywords:

Educação, Formação continuada de professores, Formação inicial de professores, educação básica

Abstract

Para António Nóvoa, há muitas maneiras de ser professor, uma diversidade de opções e de caminhos. Contudo, em todos eles, defende que é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas. Trata-se de um conhecimento profissional docente, um conhecimento contingente, coletivo e público. E é com base nesse conhecimento que ele afirma que se devem organizar novos modelos de formação docente: uma formação que garanta aos professores espaços e tempos para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autorreflexão sobre as dimensões pessoais, profissionais e coletivas do professorado.

Author Biographies

Maria Lúcia Resende Lomba, Pós-doutoranda Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutora em educação na linha de pesquisa Infância e Educação Infantil (UFMG) e mestre na linha Cultura, Currículo e Formação de educadores/as (UFES). Realizei estágio doutoral no Laboratoire École, Mutations, Apprentissages (ÉMA), na Université de Cergy-Pontoise na França, com apoio da Capes no Brasil e no exterior. Pós-doutorado (2022) sob a supervisão do Prof. Dr. António Nóvoa na Universidade de Lisboa, Portugal. Durante o mestrado (UFES), desenvolveu pesquisa sobre a constituição histórica da Educação Infantil no Município de Aracruz – ES. Graduada em Filosofia, em Pedagogia e em História, tem experiência na educação básica desde o início da década de 1990 como professora efetiva de História nos Anos Finais do EF e EM em dois municípios de MG (1990 a 2005); e na função de Pedagoga concursada (2006-2013) para o trabalho com as professoras e crianças de 0 a 5 anos de idade em instituições municipais de Educação Infantil no Município de Aracruz (ES). Compõem o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), uma ação do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil/UFMG; e se dedica à pesquisa e ao trabalho de formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica por meio da escrita reflexiva, autoria e divulgação científica, com especial interesse em: especificidades da docência com crianças de 0 a 5 anos; relações entre família x escola e entre crianças x professoras; desenvolvimento de projetos pedagógicos; e registros de acompanhamento de bebês e demais crianças na Educação Infantil.

Luciano Mendes Faria Filho, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e participa da coordenação do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022 e do Portal do Bicentenário, iniciativas desenvolvidas em rede por várias instituições universitárias do brasileiras. Foi Secretário Regional da SBPC Minas no período de 2019/2021. Foi Coordenador do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), articulação que reúne mais de meia centena de instituições de representação de Programas de Pós Graduação e de Pesquisadores da Grande Área das Ciências Humanas e Sociais. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG (2013-2016). Foi Coordenador do GT-História da Educação da ANPEd e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação. Seu último livro - Uma brasiliana para a América Hispânica - trata da relação entre a editora Fundo de Cultura Econômica e a intelectualidade brasileira nas décadas de 1940/1950.

Published

2022-12-21

How to Cite

Lomba, M. L. R., & Faria Filho, L. M. (2022). Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educar Em Revista, 38. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88222

Issue

Section

Entrevistas