Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880

Authors

Keywords:

Biblioteca de professores, circulação de ideias pedagógicas, ideias pedagógicas norte-americanas, acervo Paulo Bourroul.

Abstract

Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos.

Author Biography

Vera Teresa Valdemarin, UNESP

Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro, ambos da UNESP. No ensino de graduação, atua no Curso de Pedagogia, nas disciplinas História e Filosofia da Educação. Tem como temas de pesquisa: métodos de ensino e formação de professores nos séculos XIX e XX, discurso pedagógico e cultura escolar.

Published

2022-04-13

How to Cite

Valdemarin, V. T. (2022). Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educar Em Revista, 38. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83321

Issue

Section

Demanda Contínua