Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil

Autores/as

Palabras clave:

Planejamento e Avaliação Educacional

Resumen

Avaliar propostas de avaliação da educação é um passo relevante para apreciar o potencial dessas iniciativas em promover qualidade com equidade, tendo em vista garantir o cumprimento do dever do Estado na garantia do direito à educação. Com esse pressuposto, o artigo apresenta aspectos e dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil no âmbito de sistemas e redes de ensino. As proposições resultam de levantamento e interpretação de literatura e se apoiam em legislação e normas vigentes no país, em diálogo com a literatura que trata de requisitos para a elaboração e implementação de avaliações. Os resultados do estudo ratificam a existência de parâmetros para subsidiar processos de avaliação da etapa, estando estes direcionados para as questões de acesso, insumos, processos e resultados, destacando-se a importância de considerar as especificidades da etapa, as finalidades da avaliação e a consequência dada aos seus resultados.

Biografía del autor/a

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC) Rede Estadual de Ensino de São Paulo (REESP)

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Licenciatura Plena em História - Faculdades Associadas Ipiranga; Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo. É Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, professora de História na rede estadual de ensino de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

Sandra Zákia Sousa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

Maria Luiza Rodrigues Flores, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED-UFRGS)

Possui graduação em Letras Português-Inglês (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Organização e Gestão da Educação, Políticas Públicas de Educação e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas das políticas públicas: normatização, acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil.

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

Pimenta, C. O., Sousa, S. Z., & Flores, M. L. R. (2021). Dimensões para análise de propostas de avaliação de políticas de Educação Infantil. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78210

Número

Sección

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil