Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas

Authors

Keywords:

Brincar, Corpo/movimento, Formação de professores, Educação Infantil

Abstract

Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes. 

 

Author Biographies

Daiana Camargo, UEPG

Doutora em Ciências da Educação (UNLP - AR). Professora do Departamento de Pedagogia UEPG. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq) e do Grupo de Estudos, pesquisa e extensão em Educação Infantil  (GEPEEDI/UEPG/CNPq)

Leni Vieira Dornelles, UFRGS

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Pedagoga, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMinho) Portugal.

Published

2023-10-11

How to Cite

Camargo, D., & Dornelles, L. V. (2023). Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas. Educar Em Revista, 39, e77386. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386

Issue

Section

Demanda Contínua