Uma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas

Authors

  • Cintya Regina Ribeiro Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7924-4539

Keywords:

agenciamento, escola, Gilles Deleuze, problema, vitalismo

Abstract

O propósito desse estudo é perspectivar uma abordagem filosófica de inspiração vitalista para discutir a escola e os seus problemas, tomando com alvo exatamente os modos como se configuram as condições daquilo que qualificamos como problema ou como sendo da ordem do problemático. Para tal, o trabalho orienta-se a partir de uma filosofia da imanência centrada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari bem como em algumas inspirações em Friedrich Nietzsche articuladas a partir de Deleuze. O percurso investigativo mobiliza três eixos de discussão: a) situar uma abordagem crítica sobre as condições de instauração de um problema, do ponto de vista do plano do pensamento, tomado numa perspectiva de imanência; b) destacar, no interior dessa prerrogativa de imanência, a necessidade de afirmar a coexistência entre as forças de determinação e de indeterminação quando se aborda a escola como um plano de existência, evocando a discussão deleuzo-guattariana sobre agenciamento; c) argumentar em favor de um  vitalismo filosófico no campo educacional, apresentando algumas linhas de forças desse modo afirmativo de pensamento, as quais suscitam pensar outro modo de crítica e ao mesmo tempo exigem afirmar uma disposição estética e ético-política frente às condições de emergência daquilo que produzimos como sendo da ordem do problemático.

PALAVRAS-CHAVE: agenciamento, escola, Gilles Deleuze, problema, vitalismo

Author Biography

Cintya Regina Ribeiro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7924-4539

Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo / USP, junto ao Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Pos doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad de Buenos Aires; Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da USP. Integra o grupo do CNPq - Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder. Integra as redes de pesquisadores ALFE – Associação latino-americana de Filosofia da Educação, SOFIE – Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e GT Deleuze/ANPOF.

Published

2020-07-20

How to Cite

Ribeiro, C. R. (2020). Uma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas. Educar Em Revista, 36. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62743

Issue

Section

Demanda Contínua