Formação em pesquisa na pós-graduação: práticas e desafios. A formação do pesquisador em Educação na Universidade do Estado da Bahia
Keywords:
Formação do Pesquisador na Pós-Graduação, Pesquisa em Educação, Pesquisa em Educação e ContemporaneidadeAbstract
Este artigo analisa a formação do pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) constituído à luz da experiência histórica de outras universidades e das normas que regem a pós-graduação no Brasil cujo mestrado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1999 e o doutorado em 2008. A metodologia utilizada constituiu-se de consultas bibliográficas e documentais. Os estudos desenvolvidos no programa giram em torno da educação no contexto da crise da modernidade a partir de quatro linhas de pesquisa a saber Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural; Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador; Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; e Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Essas linhas são integradas por 23 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No que pese a diversidade de perspectivas analíticas assumidas pelos diversos membros do Programa, todos reconhecem a crise da modernidade e convergem entre si no propósito de buscar novas utopias considerando a centralidade da pessoa humana, a defesa do meio ambiente e o uso humanitário das tecnologias da informação e da comunicação. Diante do cenário de incertezas e perplexidades, os estudos desenvolvidos no programa visam à produção de um conhecimento que favoreça a produção e reprodução da dignidade humana. Finalmente, são apresentadas algumas considerações gerais, destacando alguns aspectos importantes que caracterizam o Programa e o processo de formação dos pesquisadores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

