Estratégias de estimativa na reta numérica

Authors

  • Mariana Lima Duro Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Keywords:

Ensino-Aprendizagem, Estratégias, Educação Matemática.

Abstract

O presente estudo teve como objetivo verificar quais estratégias foram mais utilizadas por 30 crianças do 2o ao 6o ano escolar (seis de cada ano), de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS, para realizar estimativa numérica na tarefa “estimativa na reta numérica”, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. O principal objetivo desse estudo foi, além de elencar as principais estratégias apresentadas, indicar as estratégias mais frequentes e/ou mais precisas. Foram encontradas oito diferentes estratégias, que variavam de simples contagem exata a estratégias mais complexas, envolvendo estruturas multiplicativas de fator proporcional. Os resultados indicaram que a estratégia de contagem foi a de maior frequência, porém com baixa precisão. Para este teste, os estudantes de maior nível de escolaridade utilizaram estratégias mais complexas ainda não acessíveis aos de menor escolaridade, as quais possibilitaram estimativas mais precisas.

Author Biographies

Mariana Lima Duro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unilasalle (2011) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2012/2017). Atualmente é professora e coordenadora do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprendizagem de matemática na educação básica.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Editora Associada da Revista Educação e Realidade da Faculdade de Educação. Cursou graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (1996) e realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Oxford-UK (2009 e 2014). Atualmente é consultora de várias revistas nacionais e internacionais e revisora de agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. Os interesses de pesquisa incluem formação de professores, diversidade na aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, aprendizagem da leitura, escrita e aritmética e suas dificuldades, aprendizagem em crianças com TDAH, aprendizagem da capacidade de realizar estimativas numéricas e relações entre inteligência e aprendizagem.

Published

2018-11-19

How to Cite

Duro, M. L., & Dorneles, B. V. (2018). Estratégias de estimativa na reta numérica. Educar Em Revista, 34(71), p. 205–221. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58693

Issue

Section

Demanda Contínua