O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade

Authors

  • Jonas Bach Junior UFPR

Abstract

Este artigo apresenta o conceito de pensar intuitivo de Rudolf Steiner. O pensar racional alcança apenas um nível de apreensão da realidade. Por uma observação fenomenológica do pensar, torna-se possível a qualidade intuitiva do pensar. O produto e o produtor estão em unidade nesta observação. A autoeducação do sujeito é o processo de uma educação para a liberdade. Então, a conquista de nível intuitivo exige um aperfeiçoamento cognitivo por meio de um caminho heurístico. Agir no mundo com base na consciência intuitiva é fundamento de uma ética superior. O sujeito pode estabelecer diretrizes autênticas para sua ação quando se autoeduca.

 

Palavras-chave: Steiner; fenomenologia; pensar intuitivo; autoeducação.

 

Published

2015-06-11

How to Cite

Junior, J. B. (2015). O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade. Educar Em Revista, 31(56), p. 131–145. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41520

Issue

Section

Dossiê Temático