Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica

Authors

  • Antônio Lineu Carneiro
  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro

Keywords:

Educação

Abstract

O maior desafio da Ecologia, como de qualquer outra ciência, é o de ser útil e significativa ao homem. Mas o que significa isso nos dias de hoje? Mais que em outras épocas, a sociedade ressente-se dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida. Sabe-se atualmente que a poluição, pelo uso descontrolado dos recursos naturais e pela urbanização acelerada – entre outros fatores – a agressão à natureza e às populações, humanas ou animais, atinge níveis catastróficos. Nesse sentido, portanto, há uma necessidade urgente não só de se prevenir, mas de remediar os problemas que estão afetando os ecossistemas e a qualidade de vida. É nessa perspectiva que a Ecologia, em interação com as demais ciências, afirma-se com particular importância: por meio dela, o homem pode compreender melhor a sua realidade ambiente e, conseqüentemente, saber como manejá-la em termos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão em prol da proteção ambiental.

How to Cite

Carneiro, A. L., & Carneiro, S. M. M. (1996). Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica. Educar Em Revista, 12(12), p. 13–17. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36019

Issue

Section

Demanda Contínua