Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau

Authors

  • Raimundo Rajobac UFRGS
  • Claudio Almir Dalbosco UPF

Keywords:

Racionalidade, Educação, Música, Melodia, Formação

Abstract

O estudo tem como objetivo investigar o estatuto da racionalidade melódica no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau na busca por articular o fazer musical no ocidente com problemas epistemológicos característicos da racionalidade iluminista, pondo em foco as concepções sobre a educabilidade humana e suas respectivas formas de experiências formativas inseridas no amplo processo de relação tensional entre expressão musical e formas de racionalidade. Após a apresentação da hipótese e problema de pesquisa, três passos fundamentais serão desdobrados: o primeiro analisa o significado epistemológico do Ensaio como crítica à episteme cartesiana. O segundo reconstrói a concepção rousseauniana de música, atendo-se na melodia como seu princípio básico. O terceiro e último apresenta uma reconstrução esquemática da distinção entre razão perceptiva e razão intelectual, pondo em foco a arquitetônica pedagógica do Emílio, e o lugar que nela ocupa a educação natural, sustentada pela razão perceptiva como base da educação do corpo e do refinamento dos sentidos. 

Author Biographies

Raimundo Rajobac, UFRGS

Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. Doutor em Educação pela PUCRS e Mestre em Educação pela UPF. Possui Licenciatura em Música pela UPF. Graduação (Bel) em Filosofia pela URI. Licenciatura em Filosofia pela UPF. Graduação em Teologia pelo ITEPA. Áreas de pesquisa: Estética e Filosofia da Música. Educação Musical. Filosofia da Educação Musical. Racionalidade, Música e Formação (Bildung). Hermenêutica e Formação (Bildung).

Claudio Almir Dalbosco, UPF

ossui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é membro do Conselhor Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e Vice-Presidente do GT Filosofia da Educação da ANPED.Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade.

Published

2014-07-22

How to Cite

Rajobac, R., & Dalbosco, C. A. (2014). Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau. Educar Em Revista, 30(53), p. 273–293. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36002

Issue

Section

Demanda Contínua